5 lugares que todo católico deveria visitar



O Brasil é um lugar maravilhoso por si só. São tantas opções de viagem turística que em uma vida inteira não conseguiríamos visitar todos. Mas existem lugares para viajar que vão além da experiência de viagem porque juntam duas coisas que todos nós amamos? viagem e fé.

Há várias empresas especialistas em turismo religioso. Por isso, depois de uma longa pesquisa e comparação, preparamos uma lista com 5 destinos de turismo religioso imperdíveis no nosso país para quem deseja realizar viagens cheias de fé e devoção.

Neste post separamos os mais famosos destinos católicos. São cidades e vilarejos que literalmente vivem da fé com suas igrejas, atrações e festas religiosas.



Melhores destinos católicos para viajar

 

1. Viaje para Nova Trento SC – Madre Paulina



Um dos mais bonitos destinos para viajar está localizada no Vale Europeu, a apenas 80km de Florianópolis, a cidade de Nova Trento é um reduto turístico religioso e cultural.

Em Nova Trento viveu Santa Madre Paulina, santa ítalo-brasileira, a primeira santa do Brasil, canonizada em 2002 pelo Papa João Paulo II.

Por isso, a cidade possui um belo Santuário em sua homenagem para receber os peregrinos.



São 7 mil metros quadrados de área coberta e capacidade para abrigar até 3 mil pessoas sentadas. Além do Santuário principal, há mais três capelas no complexo: a Capela do Santíssimo, a Capela Santa Paulina e a Capela Penitencial.

O Santuário conta com um restaurante a preços acessíveis, barracas para lanches, sanitários, estacionamento e toda a infraestrutura necessária para os peregrinos.

O toque especial de Nova Trento é que além do turismo religioso, os peregrinos podem curtir todo o charme de uma cidade de colonização italiana. Toda a região é conhecida como Vale Europeu e por todos os lados é possível se conectar com a cultura dos imigrantes e com a arquitetura colonial.

Há diversos locais de venda e degustação de vinhos, sucos, queijos, salames, linguiças e licores. Tudo uma delícia!

2. Viaje para Trindade, Goiás – Divino Pai Eterno

A apenas 19km da capital Goiânia, a cidade de Trindade, em Goiás, também é um destino religioso muito famoso no Brasil. São cerca de 4 milhões de peregrinos todos os anos que chegam à cidade para rezar, agradecer e pedir graças.

A religiosidade se deve a um medalhão da Santíssima Trindade encontrado por agricultores em 1840.

A festa mais famosa da cidade acontece em julho, com uma romaria que atrai cerca de 2,5 milhões de pessoas em dez dias de festa.

No complexo do Santuário há também a Sala dos Milagres, a Capela do Santíssimo e a Gruta da Intercessão.

Outras atrações turísticas em Trindade são as feirinhas com diversos souvenirs religiosos e da região.

Na avenida principal, há também as 14 estações da Via Sacra com esculturas pintadas à mão e em tamanho natural. As estações retratam a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Outras duas igrejas também entram no roteiro dos peregrinos à Trindade.

A Igreja Matriz, tombada como Patrimônio Histórico de Goiás com seu altar todo talhado em madeira aroeira, localizada na praça principal da cidade. E também a Igreja do Padre Pelágio, padre alemão que viveu em Trindade por muitos anos, realizou um reconhecido trabalho de evangelização e agora está em processo de beatificação.

Entrar e sair da cidade também reserva aos peregrinos um ponto turístico. É o Portal da Fé, um monumento que marca a chegada dos romeiros, recepcionados por uma imagem bem grande do Divino Pai Eterno.

3. Viaje para Belém, PA – Círio de Nazaré

Nossa Senhora de Nazaré apareceu às margens do Rio Igarapé, em Belém, e por isso, a capital do Pará é o palco de uma das maiores festas religiosas do Brasil, o Círio de Nazaré.

A festa acontece todos os anos, no mês de outubro. Multidões se aglomeram em procissões e celebrações para agradecer e pedir graças à Santa, por toda a cidade e especialmente na Basílica.

Enquanto peregrinos pagam promessas em atos heroicos de fé em meio à multidão, muitos cidadãos locais trabalham como voluntários distribuindo água, colocando papelão sob os joelhos de quem paga promessa, dando atendimento, etc.

É uma manifestação grandiosa e o domingo de encerramento é considerado o Natal dos paraenses. É quando as famílias se reúnem para almoçar juntas e comer pratos típicos do Pará.

4. Viaje para Juazeiro do Norte

Em Juazeiro do Norte, o padre ganhou fama por sua atuação religiosa, política (foi prefeito da cidade) e também pelos milagres realizados. No mais famoso deles, a hóstia teria se transformado em sangue ao ser dada a alguns fiéis. Não é reconhecido oficialmente pela Igreja Católica como santo, mas para o povo ele é o santo do sertão nordestino.

A cidade conta com uma estátua de 27 metros do Padre Cícero bem no alto da Serra do Catolé.

Outras atrações na cidade são o Museu Vivo, com representações realistas da casa de Padre Cícero, como seu quarto, e o Casarão do Horto, local onde ele se recolhia para seus retiros espirituais.

A maior festa da cidade acontece sempre em julho no aniversário de morte do “Padim” Padre Cícero.

Veja nosso post completo sobre o turismo religioso no Ceará.

5. Viaje para Aparecida, SP – Nossa Senhora Aparecida

De fora da nossa lista de roteiros de viagem para católicos também não poderia ficar a cidade de Aparecida, com o Santuário Nacional da padroeira do Brasil, nossa Senhora Aparecida.

A cidade é movida pelo turismo religioso e por isso possui uma ótima infraestrutura para receber os romeiros e viajantes.

O Santuário conta com restaurantes, estacionamento, sanitários acessíveis, lojas e muito mais. A cidade é repleta de hotéis.

O município também investiu em outras atrações, em parceria com a Igreja.

Há o bondinho que percorre o céu da cidade, o Museu de Cera com personagens religiosos, e recentemente inaugurado, o Caminho do Rosário, com diversas estações que retratam cenas da vida de Jesus e da Sagrada Família com esculturas em tamanho real e margeiam o Rio Paraíba, onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − nove =