Andar Faz Bem!

Leitura: Filipenses 3.12-21

‘Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos” (Fp 3.16).

Qual é a vontade de Deus para minha vida? Muitos perguntam sobre a vontade de Deus. Como conhecê-la? Há livros tratando detalhadamente disto. Alguns, buscam conselhos, pedem orações, e matriculam-se em todos os cursos bíblicos possíveis. Isto é bom!

Um princípio bíblico sobre a vontade de Deus pode ser resumido na palavra “coerência”.

Paulo aconselhou aos cristãos de Filipos que considerassem isto. Primeiro, Paulo usa a expressão “todos nós que alcançamos a maturidade” (Fp 3.15) colocando-se no mesmo nível daqueles irmãos. Sim, é possível alcançar a maturidade espiritual, o devido fortalecimento da fé, o discernimento espiritual, a capacidade de resistir as ciladas do inimigo. Olhar sempre para a frente, sem viver de bênçãos passadas, é atitude de pessoas maduras (3.14).

Em seguida, Paulo apresenta o quanto devemos ser “coerentes”, vivendo de acordo com o já alcançado. Cada um deve praticar o que aprendeu com o Senhor. Nada mais, nada menos. Não faz sentido aplicar algo em nossa vida, somente porque vimos na vida do outro. Nem todos têm o mesmo grau de entendimento, embora todos possam ser maduros.

A vontade de Deus é — cada um, viva a vida cristã de acordo com o que já alcançou. Um passo de cada vez e sempre. Paulo estabeleceu este alvo para os colossenses: “Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seu coração, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo” (Cl 2.2).

A Bíblia fala sempre em andar (não correr) com Deus. Então, não tenha pressa. Porém, não pare. Ande com Ele a cada dia.

Quem deseja ter perfeita saúde espiritual, recomenda-se andar com Deus.