Curso de finanças pessoais



É certo que, seja você um estudante que acabou de entrar na faculdade e foi morar sozinho numa cidade diferente ou um profissional já de carreira estabelecida, mas que estuda para melhorar a condição financeira, todos em algum momento pensaram em fazer um curso online para finanças pessoais.

Digo isso me baseando na minha própria experiência. Num determinado momento da minha vida eu precisei organizar as contas da casa e buscar maneiras de perder menos dinheiro e ter mais lucro com o que investia.

E eu sei também que você sabe o que são finanças pessoais, sabe como as mesmas funcionam, ou então, sabe se existe um tipo de curso para finanças pessoais para saber administrar o mesmo?



Portanto, se você é uma dessas pessoas, saiba que você está no lugar certo, pois neste artigo você terá acesso as melhores e principais informações, que estão relacionadas com o assunto.

O que são finanças pessoais e como que o mesmo funciona na prática?

As finanças pessoais é uma disciplina em que são estudados como e quando certos conceitos financeiras, poderão ser aplicados nas decisões financeiras de uma pessoa ou em uma família.



Ao se avaliar isso, deve-se levar em consideração o contexto todo em que a pessoa está, seus hábitos, principais gastos e planejamento para os anos posteriores.

Veja, por exemplo que, ao considerar o contexto em que a pessoa está inserida, as necessidades de um estudante recém chegado na universidade, morando numa cidade sozinho serão bem diferentes de um homem de meia idade, com dois filhos e um emprego estável.  Ou seja, devemos levar em consideração a sua fase de vida para que os conceitos das finanças pessoais proporcionem um melhor planejamento em financeiro e que esteja de certa forma, adequado as prioridades e as necessidades que essa família ou pessoa apresenta.

O que muitos desconsideram, porém, é que esta avaliação deve buscar  a identificação das estratégias que farão a pessoa ter um pouco mais de conforto financeiro nos anos seguintes.



Além disso, qualquer curso de finanças pessoais vai abordar as estratégias para que a pessoa resolva determinados problemas já existentes bem como a criação de um plano para evitar problemas futuros.

Quer um exemplo disso? Vários jornais quando falam de inadimplência e buscam a opinião de especialistas para ajudar os expectadores, estes são taxativos ao dizer que a primeira coisa que a pessoa deve fazer é destruir os cartões de crédito. Além disso, dizem para nunca ir ao mercado com fome e sem uma lista de compras. Estas são coisas simples que podem ajudar nas finanças pessoais e a sair das dívidas.

Qual é o principal objetivo que um curso para finanças pessoais apresenta?

Realizar o estudo da disciplina de finanças pessoais, tem como seu principal objetivo ajudar e auxiliar certas pessoas e famílias a realizar o uso do seu dinheiro de forma adequada.

Isso faz com que o dinheiro da família seja gasto apenas com as principais necessidades e prioridades das mesmas.

Esse é o ponto comum entre todos que buscam este assunto. Geralmente, as pessoas que realizam os estudos em relação a finanças pessoais, apresentam interesse em realizar a melhor analise dos seus ganhos e com o que os mesmos são gastos.

Essas pessoas vão atrás dessa opção pelo fato de que a mesma é a maneira mais eficiente e profissional de se lidar com essas mesmas situações.

Além disso, a principal vantagem é que conhecer as finanças pessoais permite e ensina as pessoas a terem um certo equilíbrio sobre os seus gastos, sem fazer com que você precise cortar e parar de realizar as coisas que gosta.

Além de que, ao escolher estudar esse mesmo assunto, você pode ter um acompanhamento em relação aos seus gastos.

Uma informação que muitos não sabem, além disso, é que ao realizar o estudo nessa opção de finanças, você tem acesso a muitas coisas como, por exemplo: serviços envolvendo o seu dinheiro e suas economias.

O que é o curso de finanças pessoais?

O curso de gestão de finanças pessoais, foi criado e desenvolvido (GFP) pelo Banco Central do Brasil, em parceria com a Escola de Administração Fazendária.

O seu principal foco dentro do curso de finanças é a necessidade de apresentar quais são os principais conceitos de finanças pessoais.

O objetivo é fazer com que possa ser estimulado e aplicado no dia a dia das pessoas que estudaram o mesmo de uma forma lúdica.

Tudo isso, por meio de vídeos animados e outros recursos.

É dessa forma que as pessoas poderão ter um entendimento melhor sobre os seus ganhos e também dos seus gastos.

Dois cursos para finanças pessoas gratuitos que ajudam bastante os leitores aqui do site são os promovidos pelo próprio governo e pelo Bradesco. Os links estão abaixo.

Curso de Finanças Pessoais da Fundação Bradesco

Curso de Gestão de finanças pessoais do Governo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =