Curso gratuito de cabeleireiro



Algumas pessoas têm vontade de estudar em um curso de cabeleireiro, pois as opções de crescimento no mercado para quem é um bom profissional são grandes além do fato de, para começar, não necessitar de grandes investimentos.

No entanto, nem sempre encontram um curso que seja acessível, por esse motivo, trouxemos alguns lugares onde ofertam curso gratuito de cabeleireiro para quem está interessado em ser um profissional do ramo da beleza.

Curso gratuito de cabeleireiro



Se você buscar na internet, as opções de curso gratuito de cabeleireiro são grandes. Nem todas, porém, são confiáveis, por isso trazemos aqui algumas das instituições que disponibilizam o curso, e com uma boa qualidade.

Curso gratuito de cabeleireiro Senac

Nas unidades do Senac, podemos encontrar o curso livre de cabeleireiro assistente que serve para capacitar os alunos para atuar como assistentes em salões de beleza. Não é o curso de cabeleireiro profissional e sim um curso para ser assistente. O conteúdo programático é:

  • Biossegurança,
  • Tricologia e patologias da pele e do cabelo,
  • Geometria aplicada,
  • Procedimentos e técnicas profissionais,
  • Cosmetologia aplicada,
  • Mercado profissional e suas tendências,
  • Apresentação e postura profissional,
  • Gestão e organização do trabalho.


Para estudar no curso de cabeleireiro é preciso ter no mínimo 18 anos e ter concluído pelo menos o ensino fundamental dois, ou seja, até a oitava série.

A disponibilidade de tempo para os estudos complementares nos períodos da manhã e da tarde, bem como a disponibilidade para viagens, sempre que solicitados pelo SENAC (como custos a cargo da instituição) são imprescindíveis para fazer parte do projeto.

Os pré-requisitos para poder se inscrever a uma das vagas oferecidas pelo curso de cabeleireiro gratuito incluem: ter renda familiar mensal equivalente até dois salários mínimos; ser aluno da educação básica ou já tê-la concluído ou ser trabalhador empregado ou desempregado. Atenção: aqueles candidatos que se encaixam nas duas exigências, simultaneamente, terão preferência.



A inscrição do candidato para a seleção de ingresso no curso gratuito de cabeleireiro Senac necessita da presença do interessado em uma das unidades da escola, munido dos documentos RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.

Com a conclusão da inscrição, será emitido um comprovante que confirma o cadastro do candidato no processo seletivo, bem como as informações sobre as datas dos testes de redação, da entrevista, do resultado final que, por sua vez, estará disponível no próprio site da instituição e poderá ser consultado pelo telefone de lá, gratuitamente; além de informações sobre a reunião de informação e data da matrícula.

O curso gratuito de cabeleireiro do Senac oferece aos seus alunos conhecimento sobre estrutura capilar; técnicas diversas de corte; execução de escova; técnicas de colorimetria, entre outros saberes. Além de constar em sua grade curricular aspectos gerais de gestão do negócio. A escola se destaca pela ótima infraestrutura, associação de teoria e prática, além de um grupo de professores do mais alto gabarito. Sua área de formação é a da Beleza e sua carga horária total é de 400 horas.

Além do Senac, há diversos cursos gratuitos de cabeleireiro que você pode fazer, até cursos online. Confira.

Curso de cabeleireiro online grátis

Neste curso, o aluno irá aprender:

  • Qual é a composição e como cresce o cabelo;
  • Tipos e cores de cabelo;
  • Como lavar, hidratar, cauterizar o cabelo corretamente;
  • Cortes de cabelo femininos e masculinos;

E muito mais.

Este curso de cabeleireiro básico é ideal para profissionais que trabalham em salões de beleza, spas, clínicas de estética, autônomos, estudantes e leigos interessados em trabalhar na área.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 12 =